29/09/2016 20:15

No Dia Mundial do Coração, médico faz alerta e te incentiva a cuidar do seu

 

O Dia Mundial do Coração é realização da maior organização de cardiologia do mundo, a Federação Mundial do Coração (WHF - World Heart Federation) e pretende alertar sobre os riscos das doenças cardiovasculares (DCV), principal causa de morte no mundo. Este ano, o Dia Mundial tem como tema a campanha de esclarecimento das populações sobre como fazer para proteger seus corações e logicamente suas vidas: “Seu coração está no centro de sua saúde, e é fácil de dar-lhe o cuidado que merece”.
As medidas são conhecidas e simples: comer de forma mais saudável, reduzir a ingestão de álcool, parar totalmente de fumar e caminhar diariamente. Só isso já melhora a sua saúde cardíaca e bem-estar geral.

+ Atividade física tem papel importante na prevenção de doenças cardíacas
As doenças cardiovasculares compreendem as cardiopatias e o derrame cerebral (AVC) e foram a primeira causa de morte no mundo. Vamos aos números. Em 2015, as doenças cardiovasculares mataram mais de 17 milhões de pessoas (31%). Em segundo lugar aparece o câncer, que atingiu 8,2 milhões de pacientes, seguido pelas doenças respiratórias, que tiraram a vida de 4 milhões de doentes. O diabete, que matou 1,5 milhões de pessoas, vem em quarto.
A Federação Mundial do Coração tem como forte objetivo a ser alcançado a diminuição das mortes cardiovasculares precoces (pessoas com menos de 60 anos), em 25% até 2025. Se nada for feito, já em 2030 vão ocorrer 23 milhões de mortes cardiovasculares.

+ Prática de atividades físicas muda o tamanho e os batimentos do coração

Conheça os dados negativos que precisam ser mudados:
- De 600 milhões, subiu para 1 bilhão o numero de pessoas com hipertensão arterial descontrolada entre os anos de 1980 e 2008.
- Mais crianças com sobrepeso no mundo: uma em 10 na idade escolar, sendo 42 milhões abaixo dos 5 anos.
- Calcula-se em 1 bilhão o número de fumantes no mundo, um fator de risco totalmente evitável.
- Em 10 anos aumentou em 50% a quantidade de diabéticos na Europa
- Em 2010 existiam em todo o mundo cerca de 23% de adultos insuficientemente ativos.
Nossa ideia em apoiar a campanha da WHF é contribuir com a saúde e a qualidade de vida dos nossos leitores, suas família e amigos.

Fazer exercícios regularmente é uma das formas de manter seu coração saudável (Foto: Getty Images)

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

 

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050