1. O que é?
A nicotina torna-se prejudicial ao aparelho cardiovascular à medida que propicia a liberação de substâncias - as catecolaminas - que habitualmente só seriam liberadas no organismo em ocasiões de estresse. Essas substâncias preparam o corpo para enfrentar situações de perigo iminente. Como conseqüência aumentam a freqüência cardíaca, a pressão arterial seguida da necessidade de oxigênio e a resistência que os vasos opõem à passagem do sangue.


2. Causas
O fumo compromete o organismo em geral, causando graves problemas, sobretudo para o coração. A *nicotina, por exemplo, estimula a produção de adrenalina e acelera os batimentos cardíacos. Conseqüentemente, o coração passa a exigir mais oxigênio para suportar o ritmo intensificado das batidas. Como a absorção do oxigênio fica prejudicada pelo monóxido de carbono, o coração passa a trabalhar com falta de oxigênio.
----------------------------------------------------------
* Nicotina
Constitui-se no elemento tóxico mais importante da fumaça do cigarro e causa uma dependência química. O vício de fumar é um dos mais difíceis de deixar. É um dos fatores de risco do ataque cardíaco.


3. Descrição
Apesar de se falar muito sobre o fumo e o câncer de pulmão, o hábito de fumar também está associado a doenças do coração, à aterosclerose e à hipertensão arterial. Mulheres que fumam na gravidez prejudicam seus filhos, que nascem com baixo peso e maior risco de morte prematura.
O fumo não faz bem a ninguém, e todos os fumantes devem fazer todo o esforço possível para parar de fumar, e proteger aqueles que não fumam. Na fumaça do cigarro existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas.


4. Tratamento
Algumas pessoas têm verdadeiro horror de experimentar parar de fumar. Com certeza, viverão, e muito melhor, sem o cigarro.
Os primeiros passos podem ser:
» Pensar no assunto
» Tomar a decisão de parar de fumar
» Reduzir o número de cigarros de acordo com as possibilidades, ou terminar de uma vez
» Não ficar com o maço de cigarros
» Adquirir confiança de que é capaz
» Sentir aos poucos os benefícios para a saúde e para o bolso


5. Quais os prejuizos físicos que o fumo provoca
Os derivados do fumo, cigarros, charutos, cigarrilhas e fumos aromatizados para cachimbos, são industrializados e passam por processos químicos de fabricação, os aditivos neles colocados fazem com que cada tragada dada em algum desses produtos constitua um risco a todo o seu organismo. O uso do fumo pode predispor a diversos problemas como:
Câncer em diferentes partes do corpo, principalmente no pulmão. Os outros tipos de câncer relacionados ao uso do cigarro são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.
Doenças coronarianas, tais como angina e infarto do miocárdio.
Doenças cerebrovasculares, entre elas derrame cerebral.
Doenças pulmonares obstrutivas crônicas, tais como bronquite e enfisema (responsável por 85% das mortes causadas pelo fumo).
Quais são os prejuízos sociais?
O tabagismo é hoje considerado um problema de saúde pública. O estresse do dia-a-dia e a situação financeira empurram cada vez mais pessoas para o vício, visto que o cigarro é tido erroneamente como um relaxante e proporcionador de "status". Devido a essa demanda ter aumentado mesmo com campanhas bem-feitas contrárias ao uso do fumo e de seus derivados, é cada vez mais espantoso o número crescente de óbitos por tabagismo. O cigarro tem sido o grande vilão deste século, as estatísticas são alarmantes.
O que mais preocupa é que, quando você fuma, está fazendo com que outras pessoas fumem passivamente, muitas vezes familiares e às vezes os próprios filhos.


6. Vantagens em parar de fumar
Depois de:
...20 minutos: a pressão sangüínea e o pulso voltam ao normal
...8 horas: os níveis de nicotina e monóxido de carbono são reduzidos a metade; o nível de oxigênio no sangue retorna ao normal
...24 horas: o monóxido de carbono é eliminado do corpo
...48 horas: não existe mais nicotina no seu corpo, o olfato e o paladar tornam-se melhores
...72 horas: a respiração se torna mais fácil, os brônquios começam a relaxar, o nível de disposição começa a melhorar
...2 a 12 semanas: a circulação melhora, andar e correr fica mais fácil
...3 a 9 meses: tosse, barulhos na respiração e problemas respiratórios diminuem na medida que a função pulmonar melhora
O que você está esperando?
Fontes de Pesquisa: Organização Mundial de Saúde, 1999; e UK’s No Smoking Day, 1999


7. Por que parar de fumar?
Evidências científicas mostram que o cigarro é a maior causa evitável de morte no mundo. A OMS estima que cerca de 1/3 da população adulta global, ou cerca de 1,1 bilhão são fumantes.
» Todos os anos o tabaco causa 3,5 milhões de mortes no mundo, ou cerca de 10.000 mortes por dia.
» Você pode diminuir estes valores, melhorando sua saúde, a saúde de seus familiares e saúde do mundo!
» Em relação ao coração o cigarro pode causar:
Efeitos agudos:
» Aumento do número de batimentos cardíacos e da pressão arterial:
Efeitos a longo prazo:
» Danifica a parede das artérias e veias, podendo levar ao aparecimento de infarto do miocárdio e derrame cerebral
Efeitos benéficos que você obtém ao deixar de fumar:
» 1 dia após de você abandonar o cigarro, as chances de ataque cardíaco já diminuem!
» Após 1 ano sem cigarro o risco de doença coronariana cai pela metade
» Após 15 anos o risco é igual ao de uma pessoa não-fumante!
Benefícios pessoais ao abandonar o cigarro:
» melhora na saúde, melhora na percepção do sabor dos alimentos, aumento da auto-estima e aroma mais agradável em sua casa, no trabalho e no carro.
» O coração passa a bombear mais sangue e desta forma, mais oxigênio para todo o organismo
Benefícios financeiros:
» A pessoa que deixa de fumar faz economia substancial através dos cigarros não comprados e pela diminuição dos custos com cuidados médicos.
» O cigarro causa atualmente 200 bilhões de dólares de prejuízo em todo o mundo. Você pode mudar isto!
Não importa a sua idade.
 

8. O que é um fumante passivo
Uma pessoa que convive com um fumante e/ou respira a fumaça do seu cigarro.
Os não-fumantes expostos à fumaça do cigarro absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias da mesma forma que os fumantes, embora em menor quantidade. A quantidade de tóxicos absorvidos depende da extensão e da intensidade da exposição, além da qualidade da ventilação do ambiente onde se encontra a pessoa, por isso, evite fumar na presença de:
» Crianças - Principalmente de baixa idade, que são muito prejudicadas em sua convivência involuntária com fumantes.
» Idosos - O efeito nos idosos é mais devastador, pois essa classe de pessoas está mais susceptível a alegrias e irritações nas mucosas.
» Grávidas - Os riscos para a gravidez, o parto e a criança não decorrem somente do hábito de fumar da mãe. Quando a gestante é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro, ela absorve as substâncias tóxicas da fumaça que, pelo sangue, passam para o feto. Quando a mãe fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.

É Lei Orgânica proibitiva fumar em ambientes públicos como: hospitais, repartições públicas, táxis, ônibus, cinemas e restaurantes.

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050