1. O que é? 
O diabetes é a produção deficiente de insulina que pode ter várias causas e consequentimente o aumento da glicemia (açucar) sanguinea.

 

2. Causas 
Muitas pessoas têm o hábito de comer por comer e não por que têm fome. Algumas pessoas, por exemplo, criaram o hábito de comer em frente à televisão ou quando chegam em casa do trabalho. Prestar atenção quando, onde e quanto comem, pois o excesso de açúcar no sangue causa acúmulo de gorduras depositando-se nas artérias provocando o diabetes.

Tipos de Diabete Melitus
» Tipo I - Surge muitas vezes de forma abrupta em crianças e jovens e usualemnte sua causa tem origem genética (o paciente não produz insulina);
» Tipo II - É o mais frequente (90gr) surge muitas vezes de forma mais lenta, o paciente conserva um certo grau de capacidade de produção de insulina.
» Diabete melitus gestacional - Surge durante a gestação;
» Outros tipos estáo ligados a tolerância a glicose e anormalidades da glicose em jejum.

 

3. Descrição 
O diabetes caracteriza-se pela produção deficiente de insulina. A insulina é a substância responsável pela conversão do açúcar em energia no nosso organismo.
O excesso de açúcar no sangue favorece o acúmulo de gorduras contidas na alimentação. Essas gorduras podem ser depositadas com maior facilidade na parede arterial.
O risco de diabetes é ainda maior quando associado a outros fatores como obesidade, pressão alta ou taxa de colesterol elevada.

 

4. Tratamento 
O controle de diabetes diminui o risco de entupimentos dos vasos e de infarto. Mesmo em estágios primários, deve ter acompanhamento médico, para reduzir as complicações da doença.
O corte do açúcar na alimentação é fundamental para os diabéticos.
Os carboidratos e bebidas alcoólicas também produzem açúcar e devem ser evitados.

   Recomendável  Com moderação  Não recomendável
 Gorduras  Todas as gorduras devem ser limitadas  Óleos e margarinas ricas em polinsaturados.
Óleos de girassol, canola, milho, soja, açafrão, oliva e algodão.
 Manteiga, banha, toucinho, sebo, óleo de palmeira, óleo de coco, gorduras hidrogenadas.
 Carnes  Galinha ( sem pele), peru, vitela, coelho, carne de caça.  Carne vermelha "magra", porco e cordeiro.  Gordura visível na carne, parte inferior do porco, embutidos ( salame, salsichas, bacon, presunto lingüiças, etc.), pele de aves. Vísceras ( fígado, rim, coração).
 Ovos e laticínios  Leite magro 1%, queijos pobres em gordura - cotage, queijos com leite desnatado. Clara de ovo, iogurte desnatado.  Leite semidesnatado 2%.
Queijos com 20 a 40% de gordura.
2 ovos por semana.
 Creme de leite, leite condensado, nata, queijos com gordura integral, queijos cremosos, iogurtes com leite integral.
 Peixes e crustáceos  Todo peixe branco.
De preferência grelhados.
 Peixe frito em óleo adequado.
Marisco, mexilhões e camarão.
 Ova de peixe.
Frutas , verduras e legumes  Frutas: maça, laranja, bergamota, abacaxi, pera, melancia, melão, mamão, kiwi, morango, entre outras.
Verduras: todas são recomendáveis do ponto de vista de gorduras.
 Abacate, frutas em calda, frutas cristalizadas.
 
 Batatas fritas e/ou assadas em gorduras sólidas, frutas secas, tipo castanhas, nozes, amendoim, amêndoas, etc.
Cereais / Pães  Farinhas integrais em geral e cereais de grão integral.  Farinha branca, cereais açucarados, pão branco, massas e arroz branco.  Pães especiais como croissants, brioches, etc.
 Sobremesas  Pobres em gorduras, como gelatina, sorvetes de frutas, pudim com leite desnatado, iogurte desnatado.  Bolos, massas, pudins, biscoitos e molhos feitos com óleos adequados.
Sorvete pobre em gordura.
 Bolos , massas, pudins, e biscoitos feitos com gordura saturada, molhos com creme de leite ou manteiga.
 Bebidas  Chá, café preto, café com leite desnatado, água mineral, sucos de frutas não adoçados.  Refrigerantes, bebidas maltadas pobres em gorduras.  Bebidas com chocolate, sopas cremosas, cremes para café.

----------------------------------------------------------
* Carboitratos
São os açucares da alimentação.

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050