1. O que é?
A pressão arterial alta (hipertensão) é geralmente um distúrbio assintomático ( sem sintomas ) no qual a elevação anormal da pressão nas artérias aumenta o risco de distúrbios como o acidente vascular cerebral, ruptura de aneurisma, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e lesão renal. A pressão alta é muito freqüente em nosso meio, podendo dizer que uma pessoa a cada 5 tem hipertensão arterial. A medida que envelhecemos aumenta a possibilidade de ocorrência da hipertensão, de modo que após os 60 anos a prevalência da doença sobe para aproximadamente 50%.
Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não haver uma causa conhecida, enquanto na HA secundária, é possível identificar uma causa, como por exemplo: uso de medicamentos, tais como anti-inflamatórios e anti-concepcionais, problemas renais, problemas na artéria aorta, tumor na glândula supra renal (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.
Todas as pessoas, mesmo que não sintam nada, devem verificar a pressão com seu médico pelo menos uma vez por ano.
* Acidente Vascular Cerebral
Também chamado de AVC ou Derrame Cerebral, corresponde ao entupimento ou ruptura de uma artéria cerebral que causa uma
necrose no cérebro semelhante ao infarto no coração
* Aorta
A maior artéria do corpo.
* Infarto do Miocárdio
Obstrução de artéria coronária que provoca necrose de área do músculo cardíaco.

2. Causas
É um problema que afeta homens e mulheres. Sabe-se que, além da herança familiar, hábitos como comer muito sal, viver com estresse, estar com peso acima do ideal, não fazer exercícios e tomar bebidas alcoólicas em excesso, também ajudam a pressão a subir. Assim, evitando-se estes fatores pode-se evitar ou ter um controle melhor da hipertensão, mesmo quando existir a tendência hereditária.
A hipertensão arterial primária, a mais freqüente ( 95% ), não tem cura e portanto é necessário o tratamento por toda vida. Uma boa orientação é conscientizar o paciente hipertenso de que, apesar de não haver cura, pode-se ter um controle adequado da pressão arterial evitando-se, portanto, os problemas relacionados com a pressão alta. A exceção a esta regra seriam aqueles casos de hipertensão secundária, onde é possível identificar-se a causa, na maioria das vezes passível de tratamento, sendo, em tese, possível a cura.
Existem alguns fatores que definidamente interferem aumentando os níveis de pressão arterial, por exemplo, o hábito de fumar, o uso de bebidas alcoólicas, sedentarismo, a obesidade, o 'stress' e a ingestão excessiva de sal. O controle destes fatores é de extrema importância para pressão arterial e devem ser valorizados.

3. Descrição
O sangue circula no corpo humano através de vasos ( artérias e veias ). As artérias levam o sangue rico em oxigênio a partir do coração até aos tecidos ( músculos, órgãos, pele, cérebro, outros ). As veias recolhem o sangue dos tecidos ( músculos, órgãos, pele, cérebro, outros ) normalmente rico em gás carbono, fruto do metabolismo ( reações químicas ) e levam até ao coração para bombear até aos pulmões, onde ocorrerá a troca gasosa ( saída de gás carbono e entrada de oxigênio ). Então o coração bombeia o sangue através de vasos chamados artérias e arteríolas. Estes tubos levam o sangue para todas as partes do corpo. Estes artérias diminuem de calibre a medida que afastam-se do coração, proporcionando uma maior resistência a este fluxo de sangue. Quando o sangue é bombeado através das artérias, ele é empurrado contra suas paredes; esta pressão do fluxo sangüíneo é chamada pressão sangüínea arterial ou simplesmente pressão arterial.
A pressão arterial varia em diferentes horas do dia e durante as diferentes atividades. A tendência é que ela diminua durante o sono e aumente quando o indivíduo estiver nervoso, aborrecido ou quando estiver fazendo exercícios. A pressão deve ser medida enquanto a pessoa estiver sentada ou deitada.
Se a largura interna das artérias diminuir, haverá maior dificuldade para o sangue passar, e o coração terá que trabalhar mais para bombear o sangue. Assim, com o tempo, o coração vai sendo prejudicado.

4. Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da medida da pressão arterial, com a ajuda de um aparelho chamado esfigmomanômetro, ou simplesmente aparelho de aferir pressão arterial. Existem alguns fatores que alteram a pressão arterial, portanto uma medida isolada da pressão arterial não é suficiente para tal diagnóstico, sendo necessário, quando da suspeita de HA, várias medidas em momentos diferentes do dia. Hoje já existe disponível um sistema de monitorização ambulatorial da pressão arterial, o *MAPA, que torna mais fácil, prático e rápido obter medidas da pressão arterial. O MAPA não faz diagnóstico da HA, mas oferece informações importantes para o diagnóstico. A monitorização da pressão arterial pode ser realizada de outra forma chamada de Monitorização Residencial da Pressão Arterial ( MRPA ) no qual verifica-se a pressão arterial várias vezes ao dia em um intervalo de cinco a sete dias. Essas formas de verificar a pressão arterial são importantes, visto que podemos obter informações durante as várias atividades do dia.
Em termos de valores de pressão arterial, considera-se como normais os valores até 140 mmHg para a pressão arterial sistólica ( ou "máxima") e de até 90 mmHg para a pressão diastólica (ou “mínima"). A partir destes valores podemos dizer que a pressão arterial está aumentada. Sabe-se que quanto maior a pressão arterial (sistólica ou diastólica) maior serão a mortalidade e as complicações associadas.

CLASSIFICAÇÃO PRESSÃO SISTÓLICA ( mmHg )
PRESSÃO DIASTÓLICA ( mmHg )
Ótima < 120 < 80
Normal < 130 < 85
Limítrofe 130 - 139 85 - 89

HIPERTENSÃO ARTERIAL PRESSÃO SISTÓLICA ( mmHg ) PRESSÃO DIASTÓLICA ( mmHg )
Estágio 1 ( leve ) 140 - 159 90 - 99
Estágio 2 ( moderada ) 160 - 179 100 - 109
Estágio 3 ( grave ) > 180 > 110
Sistólica isolada > 140 < 90

» Repita pelo menos 3 vezes por semana;
» Verifique seu pulso regularmente para ver se você está se exercitando de acordo com a sua FCM ( Freqüência Cardíaca Máxima );
» Se você quiser, a partir da 13ª semana, aumente gradualmente o tempo da sua caminhada apressada, até atingir 60 minutos, 3 vezes por semana;
» Lembre-se de que seu objetivo é alcançar os benefícios desejados e sentir-se bem com esta atividade.

* MAPA
É a sigla formada das letras do Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial. Cerca de 30 a 50 % das pessoas não sabem que têm pressão alta, ou só tem quando medem a pressão no consultório médico, devido ao fator emocional. O MAPA registra as pressões durante um dia inteiro de atividades normais.
* Diastólica
É quando o coração se relaxa para receber o sangue.
* Sistólica
É quando o coração se contrai para enviar o sangue para todo o corpo.

5. Sintomas
Habitualmente a pressão não causa nenhum sintoma, entretanto quando a pressão estiver elevada e o organismo não estiver suportando este aumento, as pessoas podem queixar-se de cefaléia ( dor de cabeça ), cansaço, falta de ar, pressão no peito, sono intranqüilo, palpitações e outros. Naqueles casos em que o paciente não cuidou adequadamente da pressão e chegou a apresentar alterações em alguns órgãos, como o coração, rins, olhos e cérebro, podem surgir sintomas ligados a estes órgãos.
O risco de derrame cerebral, problemas renais e insuficiência cardíaca congestiva aumenta, podendo inclusive afetar a irrigação sangüínea dos olhos (retina). Se comparadas às pessoas com pressão normal, as pessoas com hipertensão não controlada correm o triplo de risco de desenvolver ataque cardíaco e sete vezes de ter um derrame cerebral.
Ter pressão alta, não é igual a ter 'problema de coração', mas pode ser o primeiro passo. O indivíduo hipertenso tem de três a cinco vezes mais chances de apresentar um acidente vascular cerebral ( derrame ), duas a três vezes mais chance de desenvolver cardiopatia isquêmica (doença das artérias coronárias como *angina ou infarto), três vezes mais chance de desenvolver claudicação intermitente ( dor em membros inferiores ao caminhar, secundária a obstrução de alguma artéria), e quatro vezes mais chance de desenvolver insuficiência cardíaca ( falha do coração como bomba, levando a falta de ar ) do que o indivíduo normotenso. Portanto, com um bom controle da pressão arterial é possível a prevenção de muitas doenças do sistema cardiovascular.
A hipertensão arterial ou pressão alta é um fator de risco muito traiçoeiro. Ela ataca devagarinho, sem sintomas, você só nota as conseqüências alguns anos depois.
Lembre-se, a orientação médica pode salvar a sua vida!
* Angina
É o termo médico em latim que significa dor no peito, causada pela pouca irrigação de sangue do músculo do coração. Nome dado à dor que antecede ao infarto. A dor no peito suspeita é aquela que surge depois de esforços físicos; dura poucos minutos e vai embora.
* Derrame cerebral
O mesmo que AVC - Acidente Vascular Cerebral
* Cardiopatia isquêmica
Doença do coração.

6. Tratamento
O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso. Qualquer que seja a opção, é muito importante obter-se a adesão continuada do paciente às medidas recomendadas.
Recomendações não farmacológicas úteis no tratamento da hipertensão arterial :
» Tratar a obesidade como principal objetivo;
» Reduzir a ingestão de sal para no máximo 5 g por dia ( habitualmente é acima de 8, nossa necessidade é de 6 g/dia )
» Aumentar a ingestão de frutas e verduras, para obter maior ingestão de potássio;
» Limitar a ingestão de álcool a menos de 30mg por dia ( i.e. 700 ml de cerveja ou 200 ml de vinho ou 1 dose de destilado );
» Realizar exercícios físicos regularmente;
» Reduzir a ingestão de gorduras saturadas e carboidratos refinados;
» Parar de fumar.
Do ponto de vista medicamentoso, existe uma enorme quantidade de medicações eficazes no controle da hipertensão, cabendo ao seu médico a escolha de uma ou mais drogas, de acordo com a gravidade e com as patologias associadas . É fundamental que o tratamento medicamentoso seja feito sob orientação médica.

7. Alimentos e Atividades físicas
7.1 Alimentos a serem evitados
Enlatados, presunto, mortadela, salsicha, lingüiça, carne de sol, chocolate, maionese, frituras, alimentos muito salgados e refrigerantes normais ou diet.
7.2Exercícios físicos
Uma forma agradável de se cuidar. Atividade física fortalece o seu organismo e relaxa, pois faz com que você se distraia. Além disso, ajuda a reduzir os triglicérides, o colesterol, combater o diabetes e a obesidade. Praticando exercícios regularmente (no mínimo 3 vezes por semana) você diminui bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios.
Obs: Se você for caminhar... Comece com caminhadas de 15 a 30 minutos diários de uma vez ou dividido em 2 vezes de 15 minutos ao dia.

8. Quem tem maiores chances de ter hipertensão?
A pressão alta ou hipertensão pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nos adultos e nos idosos.
Além disso:
» É mais freqüente na raça negra
» Aumenta com a idade
» É mais comum em homens com até 50 anos
» Em mulheres após os 50 anos
» Ocorre mais em diabéticos
» Principalmente em pessoas que já tiveram casos na família

Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050