01/11/2016 19:39

Jovens também devem ter cuidado com a saúde do coração

Quanto antes a prevenção começar, menores serão os riscos de problemas no futuro

 

doctor taking pulse for white school girl

Os cuidados com o coração são necessários apenas na vida adulta, certo? Errado! Apesar de os problemas serem mais comuns após os 50 anos, é essencial adotar hábitos saudáveis desde cedo. “O estilo de vida moderno tem contribuído para alguns descuidos:  vida sedentária, o fumo, alimentação gordurosa. Pode não acontecer agora, mas o risco é ainda maior após os 50 anos”, alerta Marcelo Paiva, cardiologista.  E nos casos de predisposição genética, o risco é ainda maior. “O quanto antes começar a prevenção, indo ao médico e realizando exames ao menos uma vez por ano – já contribui e muito para ter uma vida mais tranquila”, completa. E para ajudar você a afastar essas doenças desde já, segue abaixo nove dicas do especialista para manter o coração saudável.

Mexa-se! | As atividades físicas ajudam a evitar o sobre peso e ainda regulam os níveis de açúcar no sangue.

Tenha um sono de rainha| Algumas pesquisas relacionam a má qualidade do sono a uma elevação na pressão arterial. Além disso, indivíduos hipertensos tendem a sofrer de apneia do sono, que pode levar a uma maior variabilidade da pressão.

Fique de olho na balança| O sobrepeso, além de aumentar o rico de diabetes e hipertensão, ainda está relacionado ao colesterol alto e ao acúmulo de gordura na parede das artérias.

Controle a pressão arterial | Meça a pressão arterial com frequência. Ela deve estar 12 por 8, acima disso é considero um quadro de pressão alta. E a hipertensão arterial aumenta o risco de derrame, infarto e insuficiência cardíaca.

Mantenha uma alimentação equilibrada | O consumo de açúcar, sal e gorduras em excesso são prejudiciais ao coração. O ideal é apostar em uma dieta rica em frutas, verduras, carnes magras e carboidratos de qualidade.

Fique de olho no colesterol | Em excesso, o colesterol ruim (LDL), pode acumular na parede das veias e artérias, e impedir a passam do sangue. Para evitar esse quadro, vale manter uma alimentação equilibrada e praticar de atividades físicas.

Controle a glicose |O diabetes está entre os fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas. E uma boa forma de evitar e combater essa doença é controlando os níveis de açúcar no sangue. Para isso, aposte nos alimentos integrais, não fique muito tempo sem se alimentar, evite excessos e não abuse dos doces.

Combata o estresse | O estresse promove a liberação de hormônios que influenciam nos índices de colesterol, pressão arterial e glicose no sangue, podendo agravar problemas cardíacos.

Faça check-ups regulares | Consultar um médico e fazer exames regularmente ajuda não só a evitar doenças, como combate-las ainda no estágio inicial.

 

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050