01/11/2016 19:45

TER O CORAÇÃO SAUDÁVEL É BOM PARA O CÉREBRO

Em muitas pessoas, habilidades como aprendizado, memória e outras tarefas mentais são abaladas com o passar do tempo. É o chamado declínio cognitivo. Mas, segundo um estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, uma das soluções para evitar o problema é manter o coração firme e forte.

ter-o-coracao-saudavel-e-bom-para-o-cerebro

Os cientistas realizaram, em 1 033 adultos, uma série de testes para avaliar a rapidez de raciocínio, a memória e a concentração. Seis anos depois, 722 indivíduos repetiram os mesmos testes.

Descobriram, então, que os voluntários com uma boa saúde cardiovascular no início da investigação alcançaram resultados melhores na segunda etapa da análise, apresentando menor risco de desenvolver declínio cognitivo. E essa relação foi ainda mais forte tanto para os que não fumavam como para aqueles no peso ideal e com níveis de glicose sanguínea normais. Apesar da boa notícia, os pesquisadores afirmam que ainda faltam estudos para determinar quais fatores específicos são responsáveis pelo benefício. Mas uma coisa é certa: cuidar do coração só traz vantagens.

Pensando nisso, segue alguns hábitos imprescindíveis para a manutenção de um coração saudável:

Evite o cigarro: além de causar problemas respiratórios e oncológicos, o cigarro também é um dos responsáveis por potencializar os riscos de doenças no coração. Ao deixar de fumar, a pessoa reduz imediatamente pela metade o risco de morrer do coração e, em cinco anos, zera.

Diminua o peso: quando estamos acima do peso, o coração fica mais espesso e precisa de mais força para bombear o sangue. Além disso, o acúmulo de gorduras provoca a obstrução das artérias, o que dificulta a passagem do sangue. O sobrepeso também dificulta o controle do colesterol e da pressão arterial.

Pratique exercícios regularmente: a prática de atividades físicas melhora a saúde do coração e os vasos sanguíneos. Também ajuda na diminuição da glicose, risco de trombose e reduze a inflamação no sangue. O ideal é destinar cerca de 30 a 40 minutos por dia para a realização de atividades físicas, em ritmo moderado.

Controle pressão arterial: a hipertensão arterial é uma doença cardiovascular crônica que atinge principalmente vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins. Consulte sempre o médico para medir a pressão sanguínea. Acima de 140 por 90 mmHg (ou 14/9) ela já pode ser considerada alta.

Evite estresse e tensão: nem sempre é fácil controlar as situações de nervosismo e tensão. Mas, quando esfriamos a cabeça, percebemos que ficar nervoso não resolve nenhum problema. Ao contrário, contribui para danificar o sistema nervoso.

Reduza o consumo do açúcar: evite alimentos com alto teor de açúcar refinado, como bolos e outros doces. Fique também atento ao conteúdo de açúcar das bebidas. O açúcar aumenta o índice de glicose no organismo.

Controle o colesterol: a alteração no nível do colesterol faz com se formem placas de gorduras nas artérias, o que pode provocar o endurecimento dos vasos (aterosclerose). Para mantê-lo sob controle é importante incluir na dieta o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, como castanhas e salmão, por exemplo, e também praticar exercícios físicos.

Converse com seu cardiologista, realize os exames preventivos e não se esqueça: mudanças em suas atitudes contribuem para uma melhor qualidade de vida e saúde.

 

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050