06/12/2016 20:13

Manter o peso ideal, fazer exercícios e rir muito são essenciais para a saúde do coração.

Veja outras dicas para manter o ritmo

1)Exercícios aeróbicos por, no mínimo, 30 minutos por dia. Uma pesquisa mostrou que mesmo pequenas sessões de exercício – cerca de 150 minutos, ou 2,5 horas, de atividade moderada por semana – podem reduzir o risco de doença cardíaca em aproximadamente 14% .

2)Peso ideal. A obesidade é uma das principais doenças crônicas do mundo e um em cada dez adultos no mundo é obeso. O excesso de peso e a obesidade aumentam os riscos de desenvolver doenças cardíacas . Veja qual faixa está seu Índice de Massa Corporal (IMC) .

3)Ria, ria e ria muito. Rir diminui as taxas de hormônios relacionados ao estresse (cortisol, epinefrina, dopamina e hormônio do crescimento), aumentando os níveis de endorfina e de neurotransmissores. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse.

4) Faça sexo. E de preferência com um parceiro estável. A dica é do cardiologista espanhol Josep María Caralps .

5) Coma bem e corretamente. Azeite, alho, linhaça, arroz integral e aveia ajudam a manter a saúde do coração em dia, alerta Renata Alves, nutricionista do Instituto de Cardiologia do Hospital Dante Pazzanesse.

6)Aproveite o chocolate amargo com parcimônia. O cacau pode baixar a pressão arterial e o colesterol , prevenir o diabetes e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.

7) Tenha cuidado no final de semana . Hábitos ruins como beber ou comer demais ou até exagerar no futebol com os amigos podem alterar ritmo do coração e causar graves doenças cardíacas.

8)Adote pequenas mudanças e tenha grandes conquistas. Troque o elevador pela escada, o arroz branco pelo integral, reduza o estresse. Algumas alterações nos hábitos de vida podem ajudar seu coração .

9)Mantenha a saúde do coração em dia. Converse com seu médico sobre a realização dos principais exames como eletrocardiograma e ecocardiograma .

10)Reduza a circunferência da cintura. O aumento de gordura na região abdominal acelera o risco de desenvolver algumas doenças do coração .

11)Use menos sal. Duas pitadas a menos de sal por dia reduzem em 13% o risco cardíaco , segundo estudo canadense.

 

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050