06/12/2016 20:14

Dor abaixo do Coração

As dores podem indicar infarto e outros tipos de problemas de saúde

Dores abaixo do coração e que envolvem o peito podem ser simples sintomas de gases, mas problemas no coração que inspiram cuidados sérios. Então, se você tiver histórico familiar de doenças cardíacas – principalmente se existir casos de mortes – levar uma vida de maneira sedentária e não estiver muito cauteloso com a alimentação: exagerar em fast foods, refrigerantes e frituras em geral, é importantíssimo ficar atento a essas dores, pois podem ser um aviso de infarto.
E quem tem uma vida saudável e longe destes inequívocos fatores de risco deverá descartar a possibilidade de infarto? Não. Se as dores forem intensas, é necessário procurar o médico da maneira imediata. De qualquer forma, essas dores que ocorrem na parte de baixo do coração, e em muitos casos se estendem para outras partes do corpo, podem ter outras origens.
Quer entender mais sobre elas? Primeiramente vamos explicar sobre os principais sintomas de infarto no miocárdio

Principais sintomas do infarto
O infarto é uma condição que surge quando o coração bombeia sangue em quantidade insuficiente, e existe a necrose do músculo. As dores fortes na causas dor embaixo do coraçãoparte esquerda do peito com imediata irradiação para o braço destacam-se como o sintoma mais evidente do infarto, todavia podem aparecer também no quadro sintomático do infarto: náusea, vômitos
dores na região do pescoço
Se houver grande intensidade nessas dores ou então alguma combinação entre esses quadros sintomáticos, é imprescindível procurar a emergência médica.
De todo modo, há outras razões menos urgentes, embora sérias, quando se sente dores embaixo do coração. Vamos saber um pouco mais sobre uma dessas causas.

Crises de ansiedade
Existem pessoas sem problemas do coração, mas com forte ansiedade, essa condição psicológica que se não for tratada ou controlada pode repercutir seriamente de maneira física. Em muitos casos quem tem crises de ansiedade em muitos casos pensa estar tendo um infarto, pois pode sentir calafrios, dores na região do coração e também tonturas, fraqueza nas pernas, suores frios e formigamento nas mãos, etc.

Quando essas dores abaixo do coração e no peito podem indicar gases
É claro que na ocorrência de gases as dores são infinitamente menos preocupantes, afinal a condição é facilmente controlada com métodos naturais. Embora exista chances evidentes de confundir a evidência de infarto com gases, é bom frisar que há algumas maneiras de deixar bem claro essas diferenças.

Veja o que caracteriza os gases:
O estômago fica inflado: em ocorrência de gases, verifica-se, em muitos casos, certo aumento do estômago e também a ocorrência de flatulências.
Verifique a sua alimentação momentos antes das dores: o que você comeu antes das dores? Leites e derivados, por exemplo? Comeu muito e depois deitou na cama? Esses fatores podem provocar gases.

Dicas para garantir o cuidado com a saúde e evitar problemas cardíacos ou de outros tipos
A maioria das dores surge como um alerta para algum tipo de problema com a saúde. Se a dor em baixo do coração e na região do peito pode indicar gases, infarto, crises de ansiedade ou alguma outra avaria os outros tipos de dores também são indicativos. Então, é bom estar atento a alguns cuidados importantíssimos:

Pratique atividades físicas regularmente – O sedentarismo é um dos principais vilões da saúde, então mova-se: pratique corrida, faça musculação, natação, pilates. O seu coração irá funcionar melhor!

Privilegie alimentos saudáveis – Coma menos possível fast foods e comidas gorduras e dê preferência a legumes, frutas, verduras, carnes magras e alimentos a base de soja. O seu corpo agradecerá.

Consulte sempre o médico – Faça consultas é prudente realizar exames para a verificação das suas taxas.

Agende sua consulta
Agendamento de consultas online
Dietas preventivas
É fundamental entender o conceito de quota de consumo.
Centro de Excelência em Medicina - CNI - Rua Marques Póvoa, 88 - B. Martins - Uberlândia/MG CEP 38.400.438 contato@clinicacni.com.br    
Telefone: 34 3236-6600 - Fax 34 3255 8050